Em uma entrevista logo no início de sua carreira, Shakira disse que sua maior vontade como artista era ser atemporal e não apenas mais uma "modinha". Será que conseguiu? Shakira nunca preocupou-se em estar nos charts de músicas e de ser a mais tocada até no Afeganistão, tudo o que fazia era mostrar o seu trabalho, com belas composições e dança, e assim alcançou todos os cantos do mundo, o que era inviável para uma artista latina e totalmente nova no mercado musical.
Certo que os Estados Unidos é o maior produtor de artistas no mundo e para ser considerado bem sucedido, você precisa ser reconhecido por lá, com Shakira não foi diferente: depois de ultrapassar as barreiras do seu país e do seu continente, cantou em inglês pra ter seu reconhecimento na maior empresa musical do mundo, no entanto, seu diferencial esteve justamente em não se prender ao EUA.
Shakira não parou de fazer música em seu idioma oficial, alavancou-se cantando em inglês, português, até em francês e dessa forma foi conquistando seu espaço. Hoje, aos 40 anos, conseguiu adaptar-se ao mercado sendo umas das artistas mais ouvidas nas plataformas digitais, coisa que outras de sua era não conseguiram, e ultrapassa até mesmo as mais recentes.
Não resta dúvida de que de fato Shakira Isabel conseguiu ser uma artista atemporal, reconhecida e admirada pelos mais diversos artistas do mundo, levando a música latina para além da América do Sul e não sendo mais uma artista comercial que canta apenas o que "tá na moda" mas sim o que lhe inspira e lhe representa, seja como mulher, cantora, mãe ou simplesmente Shakira.
0 comentários: