segunda-feira, 4 de setembro de 2017

A televisão: Uma aliada inesperada no início da carreira de Shakira

Faltam 65 dias par a El Dorado World Tour!  

Na novela El Oasis, Shakira se convertia, de segunda a sexta-feira, em Luisa María Rico, uma jovem boa e nobre, de familia rica, perdidamente apaixonada pelo homem errado. Como em uma tragédia Shakesperiana, Luisa María e Salomón Perdigón (Pedro Rendón) se amavam com loucura, mas os pais de ambos, irmãos gemeos, se odivavam a morte desde que o pai dela havia se apoderado de toda fortuna familiar, deixando o seu irmão na maior das pobrezas. Derrubando todas as barreiras e ódios familiares, Luisa María e Salomón terminam demonstrando que o amor é mais forte que o ódio e se casam.

A novela não alcançou altos níveis de audiência, mas esses pontos de ranking foram suficientes para que a imagem de Shakira entrasse a centenas de lugares que seguiam as aventuras de Luisa e Salomón. Após a exposição nas telas, Shakira aproveitou seu protagonismo na televisão para promover a sua presença em outros eventos e celebrações que a solicitavam, por exemplo, para fazer ensaios fotográficos em revistas de moda.

Embora durante os meses que durou a novela, Shakira se manteve longe dos cenários, nunca deixou de escrever. E não fazia isso somente nas noites. Nas gravações, estava distante a 4 ou 5 horas de Bogotá, praticamente no meio do deserto, em um lugar ideal para se afastar e ficar em contato com a natureza. Isso fazia, a jovem poeta quando podia escapar das imediações das gravações. Uma de suas companheiras, a atriz Xilena Sicardi, lembra que nos momentos livres Shakira desaparecia, e a encontravam depois escrevendo. "Sempre estava pensando em compor uma música ou consertar alguma que já tinha", conta a atriz.

Outra coisa que Shakira fazia com muita vontade era ler. Todas as viagens ela fazia acompanhada de um livro, de auto-ajuda, crescimento pessoal ou de algum autor latino-americano, literatura que nessa época era a sua leitura favorita.

Mas sua aventura na televisão foi curta. Sua passagem pelas telas junto com o último capítulo de El Oasis.  Depois de passar quase um ano estudando e gravando cenas, Shakira decidiu dar um corte na sua carreira. Havia provado o que significava ser atriz e trabalhar na televisão. Havia provado o que era dar beijos fictícios, chorar por um amor não correspondido e até se casar.

Nesse mesmo cenário, El Oasis havia permitido que Shakira ampliasse a sua rede de contatos e "queimasse a imprensa", como dizem no meio artístico.  Depois desse ano de trabalho, conhecia muitas pessoas no ambiente artístico, e muito importante, na televisão, o meio eletrônico que seria o seu grande aliado no caminho para a fama. Foi durante essa passagem, que Shakira conheceu Patricia Téllez, que ocupava um cargo de diretora de projetos especiais na Caracol Televisión. Por meio de Téllez, Shakira se converteu na artista exclusiva da emissora, nessa o canal de melhor qualidade artística e que pertencia a um dos grupos econômicos mais poderosos da Colômbia: O grupo Santo Domingo.

E para terminar o balanço do ano de 1994, quem nunca havia escutado Shakira cantar, agora pelo menos reconheciam seu nome e conheciam o seu rosto. Para uma cantora pop, isso significava ter a metade do caminho percorrido.



0 comentários: