terça-feira, 29 de agosto de 2017

Shakira e sua família

Faltam 71 dias para a El Dorado World Tour!
"Eu venho de uma sociedade tradicional, não só porque cresci em um colégio religioso, mas porque vim de um mundo metade árabe, metade Barranquillera, e em uma cidade pequena da costa"

Segundo cronistas colombianos. Don William Esteban Mebarak Chadid havia nascido na cidade de Nova York, mas quando ele era pequeno sua família se mudou para a Colômbia. Nidia Ripoll Torrado. nasceu em Barranquilla e por suas veias corre sangue Catalão; Quando os dois se casaram, Don William já havia se divorciado e tinha 7 filhos do casamento anterior, com o qual Shakira chegou ao mundo como a filha mais nova.

Don William foi uma figura chave na formação e a sensibilidade de Shakira. Orgulhoso de suas raízes árabes, ele era joalheiro de profissão e escritor de vocação. Segundo a revista TV y Novelas da Colômbia, em sua época de joalheiro, ele tinha uma joalheria em Barranquilla, loja que manteve quase duas décadas. Mas, pouco depois do nascimento de Shakira, ele havia vendido esse negócio e se dedicava somente a venda de relógios perto de onde morava. Nidia era quem se encarregava do funcionamento da casa e de seguir de perto os passos de sua filha, ela foi quem soube instruir as inclinações artísticas da pequena.

A paixão de Don William pela literatura, fez com que Shakira crescesse rodeada de livros de todo tipo e de música árabe, mas foi talvez pela religiosidade de Nidia que a pequena se aproximou da Bíblia. Nas palavras da compositora, seus pais são bem diferentes, mas ambor se completam: "Meu pai é o idealismo e minha mãe é o realismo, assim, em minha casa encontro terra  e também oxigênio. Meu pai é a loucura e minha mãe é o equilibrio".

Por vários anos, a família pertenceu a um clube social onde se reuniam as famílias da comunidade libanesa para reviver os costumes de seus antepassados, como a comida, a dança e a música. Esse era um dos locais onde a família Mebarak se socializava, e ali foi onde Shakira começou a provar os costumes árabes e a observar desde bem novinha, como as bailarinas moviam os seus quadris.

Os Mebarak, foram uma família de classe média que conseguiram enviar sua filha a um bom colégio de freiras e pagar aulas particulares de música, expressão corporal e modelagem. Mantinham uma linda casa na zona norte de Barranquilla, e eram uma família que aproveitava bem a vida com coisas simples. Mas, além dos bens materiais, William e Nidia criaram sua filha com valores cristãos e se ocuparam de ficar bem atentos as suas necessidades: Souberam escutar ps desejos dessa pequena inquieta e curiosa.

Quando Shakira era pequenininha, Nidia descobriu que ela tinha facilidade para aprender a escrever. Segundo s cronistas colombianos, a menina aprendeu o alfabeto aos 18 meses, aos 3 anos já sabia ler e aos 4 estava pronta para começar a escola primária. Parecia que a pequena era um prodígio. Foi isso que pensou a sua mãe, que a submeteu a alguns exames academicos que determinaram que a menina era um gênio.

Shakira vivia com seus pais e era frequente que seus irmãos passassem por sua casa, seja para cuidar dela ou para jogar, já que viviam no mesmo bairro a somente algumas quadras de distância. Um dos filhos do pai de Shakira faleceu. Sua irmã mais velha, Lucy, é uma médica cirurgiã que mora na Colômbia, como quase todos os demais. A ela, segue Alberto, que é advogado em Barranquilla e que se casou ali em fevereiro de 2011. Moisés, o terceiro, também está casado. O quarto, Tonino, é o mais próximo de Shakira por trabalhar há vários anos próximo a ela. Depois de Tonino, vem Patricia, que mora na Espanha e é professora. E em seguida, estão Antonio e Edward.





0 comentários: