domingo, 27 de agosto de 2017

O primeiro contrato discográfico de Shakira

Faltam 73 dias para a El Dorado World Tour! 

Com tantos concursos de canto ganho em Barranquilla e em cidades próximas, aparições dançando a dança do ventre e atuações no colégio, Shakira começou a ficar conhecida no âmbito local. Como parte dessa fama que começou a ser tecida em torno dela, seu nome havia aparecido nos principais jornais, seu rosto sorridente figurava em algumas revista e ela havia aparecido na televisão algumas vezes.  Por ter somente 12 anos de idade, não era nada ruim tudo que já tinha acontecido.

Após essas experiências, a garotinha começava a "fazer o seu nome", graças ao seu inegável talento e, sobre tudo, a sua grande dedicação. No circuito de teatro para crianças, Shakira conheceu Mónica Ariza, uma produtora de um grupo de teatro infantil chamado "Los Monachos". Por sua profissão exercida, Ariza estava acostumada a ver talentos infantis variados,  entretanto, não deixava de se surpreender com a genialidade e a qualidade de Shakira, onde já havia visto várias vezes atuando no cenário, prevendo sempre um futuro grandioso: A menina já tinha o carisma e o talento necessário para ir bem longe. Por isso, Ariza quando descobriu que um promotor conhecido seu da Sony Colômbia estava chegando na cidade, para difundir alguns grupos de Vallenato, não teve nenhuma dúvida. O convidou insistentemente para que fosse conhecer Shakira. Ela falou tanto das habilidades de Shakira, que fazia composições, cantava e também dançava, que o homem concordou em fazer uma prova no hotel onde estava hospedado.

Apenas tendo a aprovação para esta audição pouco convencional, Móniza Ariza se comunicou com Nidia Mebarak para aconselhar que levasse sua filha ao local, antes que o promotor voltasse para Bogotá. Nesse mesmo dia, Shakira saiu em busca de seu destino acompanhada de sua mãe, e levando com ela uma fita cassete com a gravação caseira de suas músicas. Assim Shakira se apresentou diante do executivo da Sony Music, Ciro Vargas, que tanto havia escutado falar dos talentos dessa jovem que estava curioso para conhecer. E quando pode conhecer, entendeu o motivo pelo qual era tão falada. Nessa tarde, em um corredor do Hotel El Prado, Shakira cantou a capela uma das músicas do seu repertório e dançou a dança do ventre. E ela que havia tanto arrancado as palmas do público nos últimos anos, acabou arrancando também daquele homem até então "desconhecido".

Ciro Vargas, o promotor em questão, ficou bastante impreessionado. Ficou tão surpreendido com o que escutou, que ficou com a gravação caseira de Shakira e combinou uma segunda audição ao vivo com ela, dessa vez  para outros executivos da Sony music em Bogotá. Poucos dias depois, Shakira chegava com seus pais a capital colombiana para apresentar suas músicas em uma discoteca, a portas fechadas, para pessoas de grande importância da Sony Colombia. Como sempre, não faltou sua dança do ventre e um tema produzido por ela mesma. A menina cantou sobre o palco e dançou como sabia.

Essa audição foi um exito. A voz de Shakira não era espetacular, já que "Nessa época estava pouco desenvolvida", contou um dos executivos que presenciou a audição. Mas os executivos ficaram impressionados com sua presença, autoconfiança e com sua atitude, as qualidades que atraem uma futura estrela quando seu talento ainda não foi polido. Terminada a audição, o plantel executivo decidiu fazer uma proposta. Uma semana mais tarde, uma Barranquillera alegre de nome árabe estava concretizando, junto com seus pais, seu primeiro contrato discográfico quando ainda tinha 13 anos. E era nada menos com a Sony, a discográfica de maior projeção internacional.

O contrato que Shakira havia feito com a Sony Colombia era para gravar três discos. Para a empresa, este era um projeto de baixo orçamento que não exigia muita produção. Embora, sempre souberam que estavam tratando com um diamante puro, mas para dizer a verdade, ninguém sabia se essa pedra preciosa chegaria alguma vez a ser polida.



0 comentários: